Realidade Aumentada é o pipoco!


Realidade Aumentada é uma série de recursos que misturam elementos do mundo real com elementos do mundo virtual que vem sendo cada dia mais difundida na mídia.
Um dos exemplos mais conhecidos e divulgados recentemente é o de uma série de cartões de baseball que utilizam o recurso da realidade aumentada e que você pode conferir neste video:



O sistema consiste em uma série de códigos colocados em uma imagem que ao ser detectada por uma webcam instalada em um computador que possua algum programa de realidade aumentada, projeta uma imagem 3D na tela do computador, como vocês puderam observar no video dos cartões de baseball.

A alguns meses assisti no Jornal da Globo uma reportagem sobre esse tipo de realidade aumentada e foi uma das primeiras (senão a primeira) vezes que vi algo sobre o assunto. Fiquei maravilhado e pensando "trocentas" maneiras de utilização da realidade aumentada, principalmente na comunicação.

Viajei na possibilidade de programas de reconhecimento dessa realidade aumentada em celulares e como isso seria (será...creio que não demora muito pra rolar isso) fantástico para o uso dos códigos de realidade aumentada em campanhas publicitárias.

Só não imaginei esse uso de maneira tão incrível como a agência Ponce Buenos Aires fez na campanha para a nova fragrância do desodorante Axe, a Axe Music Star.


A embalagem do desodorante vem com uma parte onde estão inseridos códigos de realidade aumentada que se transformam em uma guitarra ou uma bateria para um jogo no estilo Guitar Hero / Rock Band no site do produto.
Confiram como funciona o esquema do jogo:



A campanha conta também com um video que já está rolando na programação das emissoras do Brasil que não achei lá muito criativo (assista aqui). Tentei entrar no site nacional do produto mas não achei nada sobre o jogo que, ao que me parece, (infelizmente) não terá sua versão brasileira.

Promovendo uma interação direta com o produto, considero esta uma das melhores campanhas dos últimos tempos pois faz uso de uma tecnologia consideravelmente nova de uma maneira super criativa e inteligente.
Com esses primeiros passos do uso da realidade aumentada em campanhas de comunicação, rezo para que este recurso seja cada dia mais usado e que as agências e os profissionais brasileiros se toquem logo da incrível utilidade que tem a realidade aumentada.

________________________________
-Vi no ADivertido!
-Vale salientar que sou apenas um curioso na tecnologia da realidade aumentada e as informações que dei no começo do post sobre essa, foram frutos de uma pesquisa aqui pela internet e se tiver algo errado, culpa da Wikipedia! ;D

Comentários