Você abraçaria o "urso"?


"Free hugs"

Enquanto dava meu "passeio" diário de hoje pela lista de blogs que tenho favoritados, me deparei com um post emocionante e ao mesmo tempo intrigante no Comunicadores.

Como muitos sabem, sou MUITO emotivo e me emocionei bastante com a ação da agência Jung von Matt/Limmat feita para sensibilizar as pessoas com a nobre causa da ONG alemã(creio que seja alemã) Pro Infirmis, que ajuda pessoas com deficiência física e/ou mentais, não sei ao certo.

Pare de fazer o que o que for que esteja fazendo e assistam o vídeo com toda a sua atenção:



Em uma tradução livre, no momento da revelação do vídeo lê-se: "Será que precisamos nos disfarçar para nos aproximar? Se aproxime."

Além de ser surpreendente, a campanha me deu uma chamada "tapa de luva" na cara. Levei essa tapa porque no que as pessoas foram abraçando o urso, senti vontade de abraçá-lo também, senti que o mundo precisa de mais abraços - que, de fato, precisa. Porém, no momento da revelação, sofri o impacto da NOSSA superficialidade, do NOSSO preconceito. Falo que o preconceito e a superficialidade são NOSSOS e não apenas meus, pois todos temos um pouco de preconceito, um pouco de medo do "diferente".
A não ser que você já tenha algum familiar com problemas ou tenha envolvimento próximo com alguma pessoa deficiente, você TEM esse medo, esse preconceito.

Admito que a facilidade com que eu, ao andar na rua, abraçaria o urso não é, nem de longe, tão grande quanto a de abraçar a MESMA PESSOA que estava vestida de urso, sem sua fantasia.

Mas como pode isso? Como pode ser que a vontade de abraçar aquela pessoa fantasiada de urso não seja a mesma de abraçar aquela mesma pessoa, mas sem sua fantasia? Como posso ser tão superficial? Como posso ser tão preconceituoso? Como posso ser tão contraditório nas minhas vontades a esse ponto?
Eu preciso mudar. Você precisa mudar. TODOS NÓS precisamos mudar.

Acho que o principal fator que a campanha da Jung von Matt/Limmat era nos mostrar como o nosso medo é bobo, como nossas superficialidades são ínfimas e, quando paramos para pensar, vemos que são desnecessários e que poderíamos viver de uma maneira MUITO mais feliz sem eles.

Precisamos de menos preconceito, menos intolerância.
Precisamos de  - muito - mais amor em nossas mentes e corações.

Fazia tempo que eu não postava nada na categoria "Comunicação é o pipoco", por nada ter me impressionado/tocado como essa campanha o fez.

Vou dando fim ao post fazendo o mesmo pedido que foi feito no Comunicadores:
Se sensibilizou com o vídeo/ação? Comente e, PRINCIPALMENTE: Compartilhe.

Quem sabe você não consegue fazer alguém parar para pensar como eu fiz. Se eu conseguir fazer UMA pessoa refletir como refleti com a campanha, me dou por satisfeito. :)


Comentários

  1. Nossa, eu que também tenho um coração mole me emocionei demais com o vídeo. Ótimo post, muito verdadeiro, nos faz pensar no que realmente importa nesse mundo...as aparências ou a essência de cada um? Somos todos iguais, feitos da mesma energia e buscamos, cada qual a sua maneira, sermos felizes. Uma lição para todos.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Nathalia. Fui bem honesto no que falei no post em relação aos meus sentimentos e impressões causados pela belíssima campanha.
    Acho que, pelo menos comigo, teve um efeito muito legal que foi o de induzir à reflexão sobre meus conceitos.
    Consegui fazer você pensar, já me sinto satisfeito.
    Compartilhe, faça alguém refletir também. :)

    ResponderExcluir
  3. lindoooooo, simplesmente sem palavras.

    ResponderExcluir
  4. Lindo, alguém sabe q musica é essa? Queria baixar

    ResponderExcluir
  5. The Band of Horses - Funeral
    http://www.youtube.com/watch?v=cMFWFhTFohk&ob=av2n

    É uma bela música mesmo! :)

    ResponderExcluir
  6. Cara, fiquei tocado mesmo, é algo tão simples que gera um sentimento enorme.

    ResponderExcluir
  7. Todos os dias, todos nós que estamos online com publicidade a tal ponto que todos nós estamos muito bem indiferentes quando se fala de marcas e de beneficência. Nós vimos tantas fotos de pessoas chorando, crianças que são sem-teto e pessoas morrendo em outros continentes que, muitas vezes, nós só clicar para a próxima coisa sem pensar.Bem, eu estou feliz em dizer que eu encontrei um vídeo que você vai passar tanto que eu ficaria surpreso se ele não se move algumas pessoas às lágrimas ..

    ResponderExcluir

Postar um comentário