[Dica de] Série - Community


Com esse post vou inaugurar uma seção aqui no blog onde vou dar dicas de séries, filmes e games. Aviso logo que, provavelmente, vocês verão muita coisa antiga por aqui até porque o bom não tem quer ser novo para ser bom, concordam?
Pois a partir de agora, quando vocês virem o "[Dica de]" no título do post, podem ter certeza que vem coisa boa.
Inauguremos o "[Dica de]"! \o/


O período de dezembro até fevereiro/março do ano seguinte é sempre uma época difícil para quem acompanha séries pois as mesmas entram "de férias" e nós ficamos procurando outras que nunca assistimos para tapar esse buraco. Foi dentro dessa situação - que estou a passar - que me lembrei da indicação¹ que @marcelafs havia me dado a algum tempo: a comédia Community.
O resultado? 58 episódios (2 temporadas e o início da terceira) devorados em praticamente 2 semanas.


  •  Conheça Community!

Community se passa dentro da faculdade comunitária² de Greendale e a trama gira em torno de Jeff Winger. Jeff é um advogado com sérios desvios morais e um diploma "não tão verdadeiro" desmascarado e agora precisa entrar na faculdade novamente para conseguir voltar a advogar.

Lá, Jeff conhece Abed Nadir, um filho de palestino com americana que é VIDRADO(em caps mesmo!) em filmes e séries e que faz referências dos mesmos o tempo todo. Para se aproximar de Britta Perry, a "loira gostosa da aula de espanhol" e aspirante a ativista que não sabe o que quer da vida, Jeff se passa por monitor de um grupo de estudos - que também é invenção dele e foi criado apenas com o objetivo se aproximar da loira delícia.

Da esquerda pra direita: Troy, Annie, Abed, Shirley, Señor Chang, Britta, Jeff e Pierce

Sacando a jogada de Jeff, Britta chama mais pessoas para fazerem parte do grupo de estudos e é nessa sacada dela que o time principal da série se forma. Além de Jeff, Britta e Abed, aparecem:

Shirley Bennet: uma coroa negra de meia idade e divorciada que é muito religiosa e procura ser legal com todos tentando impor, nada discretamente, o cristianismo a todos os membros do grupo.
Annie Edison: a menina linda e insegura que teve sérios problemas na época do colégio com uso de medicamentos, com o excesso de peso e de espinhas e com a paixão pelo capitão do time de futebol americano da escola que não lhe dava bola.
Troy Barnes: adolescente negro inseguro que era capitão do time de futebol americano na sua escola mas, após se lesionar, perdeu o posto e não conseguiu entrar em nenhuma outra faculdade. Sim, era por ele que Annie era (e ainda é) apaixonada. Troy vai se tornar o melhor amigo de Abed e os dois são responsáveis por situações das mais hilárias durante a série.
Pierce Hawthorne: um coroa(bem coroa) americano branco que é preconceituoso até dizer basta com tudo que não for do seu gosto: estrangeiros, gays, religiosos e etc. Sempre expressados com muita clareza, os preconceitos de Pierce são mais uma peça que rende boas gargalhadas na série. O personagem é encarnado por Chevy Chase, conhecido por várias comédias dos anos 80.

O louco do Señor Chang

Além do grupo principal, outra estrela da série é o Señor Chang - o professor louco de espanhol - que é interpretado por Ken Jeong, bem conhecido pelo seu papel nos filmes Se Beber, Não Case 1 e 2(The Hangover/The Hangover Part II) onde ele interpreta o asiático louco Mr. Chow.


  •  Destaque
Além dos personagens hilários, a série criada por Dan Harmon faz MUITAS referências à chamada cultura pop(que, para mim, é a minha amada cultura nerd que não tem nada de pop) e tem episódios marcantes com sacadas nunca vistas em séries de humor antes.

Alguns destaques da série nesse quesito de referências são os 3 episódios de Paintball onde a escola vira um campo de batalha no estilo Modern Warfare(episódio S01E23) e outro no estilo faroeste(episódios S02E23-24). Mais destaque ainda para o episódio especial de natal(episódio S02E11) onde o personagem Abed tem um surto e ele pensa que todos os personagens estão em stop motion de bonecos de massinha de modelar - e eles estão realmente dessa maneira. Além disso a mensagem de natal é FANTÁSTICA - e vai render o post de natal daqui do blog(eita, um spoiler! :P).
Mais um destaque é o episódio onde os personagens participam de uma sessão de RPG de Dungeons & Dragons(episódio S02E14) e a história é narrada em um clima MUITO parecido ao dos filmes da trilogia "Senhor dos Anéis".


Antes que me esqueça, a série está passando por um período um pouco difícil de um provável cancelamento da mesma e os fãs estão tentando salvá-la com um abaixo assinado que você pode e DEVE assinar clicando aqui. Acho que outra maneira legal de tentar salvar Community é falando sobre a mesma em redes sociais online de maneira massiva, o que pode mostrar à NBC que o cancelamento de uma série fantástica como Community é um erro sem tamanho. Parece que os americanos gostam de cancelar as séries boas de fato e deixar as ridículas no ar. :/

Enfim, acho que depois dessa descrição muita gente se interessou pela série, né?
Já me considero um fã, mesmo conhecendo-a por tão pouco tempo e espero que, com esse post, eu consiga trazer alguns de vocês para o lado Community da força.

Então é isso! Dei minha dica de série para essas férias e até o próximo [Dica de]! :)
E que Community tenha "seis temporadas e um filme"! ;)



______________________________________________________________________________________________________________
¹Além de Marcela, Caio insiste em falar que já tinha comentado sobre a série comigo e eu insisto em dizer que ou eu estava bêbado na ocasião em que ele fez o comentário ou simplesmente ele não o fez. =X
²É necessário saber que uma faculdade comunitária é uma espécie de faculdade lá nos States que apresenta maior facilidade para o ingresso de estudantes e têm mensalidades muito mais baixas que as faculdades normais. Logo, por ser tão mais fácil de se ter acesso a elas, a série se aproveita disso e mostra o lugar como quase um hospício que abriga todo tipo de doido que não teve chance/capacidade/oportunidade de frequentar uma faculdade "normal". Saiba mais sobre aqui e aqui.


Comentários

  1. MUUUUUUUUUUUUITO boa, essa serie. Indico a todos. Outro episódio cheio de referencias, foi o episódio dedicado a Cougar Town, além da festa surpresa á la Pulp Fiction (filme fantastico), além de muitos outros! Muitas referencias são bem discretas e só quem entende percebe, mas de resto, community se mostrou uma série divertida, inteligente e não apelativa. Roteiros bem construidos,personagens bem caracterizados e um cenário que rende boas histórias...
    Valeu pela lembrança, pHzito!
    =**

    ResponderExcluir
  2. O do aniversário de Abed, né? :)
    Muito bom também, mas acabei que preferi não citar mesmo. :P
    E quanto a lembrança? Quando você fizer um post em algum canto falando sobre algo que lhe indiquei (sei lá How I Met fui eu que te indiquei? :P) você me cita também. :P
    ;*

    ResponderExcluir

Postar um comentário