Prevendo o futuro em 1900

Vou começar os posts de 2012 por aqui com uma parada MUITO legal que achei pelas minhas viagens pelas interwebs agora a pouco.
Vez ou outra vemos algum cientista fazendo previsões de como será a tecnologia daqui a tantos anos e sempre ficamos: "Putz...será mesmo que vai rolar?"



Claro que muitas vezes essas previsões não funcionam em absolutamente nada e viram até piadas. Vários filmes futuristas da década de 80/90 estão aí para nos provar isso como, por exemplo, "De Volta para o Futuro" ou "O vingador do futuro" que pensaram que teríamos uma porrada de coisas de alta tecnologia hoje em dia que simplesmente não temos. Porém, ao lado das previsões erradas estão as que, se não acertaram em cheio, pelo menos chegaram perto.

Esse blá blá blá todo aí foi para trazer aqui algumas previsões feitas em um "jornal" no ano de 1900 de como seria o mundo no ano 2000. É...Também achei que eu vi a coisa bem atrasado, mas ainda assim é bem legal. :)



No "The Ladies Home Journal" de dezembro de 1900 foram publicadas essas previsões feitas sobre coisas que poderiam acontecer nos 100 anos seguintes. O artigo começava com os dizeres(livre tradução minha):
"Estas profecias parecerão estranhas, quase impossíveis. Mas elas vieram das mentes mais inteligentes e conservadoras dos Estados Unidos."

Algumas dessas profecias foram MUITO próximas ao que, para nós, hoje são as coisas mais simples do mundo e não as vemos como nada de extraordinário. Porém, um simples delivery de comida para a sociedade de 1900 era uma coisa "estranha e quase impossível". Vamos lá então ver algumas das previsões que deram certo ou chegaram bem perto:

 Lareiras e chaminés serão substituídos por sistemas de aquecimento e ar condicionado nos lares com vento frio ou quente ao simples apertar de botão;
 Lojas vão comprar ingredientes a granel e venderão refeições prontas a preços baixos que as pessoas precisarão apenas reaquecer em suas casas. Os clientes também poderão ter suas compras entregues em casa por carros das empresas. As refeições também serão entregues nas residências através de tubos pneumáticos e, ao terminar suas refeições, os clientes poderão enviar a louça suja e os talheres de volta para as lojas através desses tubos;

Essa do tubo foi bem "Os Jetsons", hein? Mas até que não seria de todo mal...Nem trabalho com a louça a gente teria! Continuemos...

 Fotos coloridas serão enviadas pelo mundo facilmente. Imagens capturadas na China aparecendo em capas de jornais nos E.U.A. em questão de horas;
 "Telas" instaladas nas casas permitirão que as pessoas assistam eventos que aconteçam ao redor do mundo em suas salas de estar;

Imaginem se eles vissem as TVs de 84 polegadas com 3D e com acesso a internet, hein? :P

  Sistema de telefonia sem fio permitirá que um marido no meio do Atlântico fale com sua esposa que esteja na sua casa em Chicago. Usuários dos telefones também poderão faazer ligações sem o auxílio das telefonistas.


 Raios de luz invisíveis possibilitarão que os médicos examinem os órgãos internos das pessoas;

 Os americanos terão 50 anos como expectativa de vida ao invés de 35.
   Em 2008 a expectativa de vida lá nos States já estava em 78 anos...

 Trens conseguirão viajar entre 120 e 150 milhas por hora(193 a 241km/h).
   O trem bala hoje em dia ultrapassa os 250km/h.
 Motores de carros pesarão 1 libra(0,45kg).
   Deram uma viajada tensa nessa, hein? Meio quilo para um motor de carro que pesa, em média, entre 100 e 150kg foi beeem longe.

 Mosquitos, moscas e baratas estarão praticamente 100% exterminadas da sociedade.
   Essa tá fácil, hein?

 Remédios tomados via oral serão substituídos por outros que serão administrados através da pele por correntes elétricas.
Alguém da área de saúde para falar o quão próximo isso está de algo de hoje em dia?


E, para finalizar, uma que NUNCA pode faltar em nenhuma dessas previsões do futuro:
 Não existirá tráfego de carros nas ruas: os veículos circularão pelo subsolo ou em rodovias elevadas, livrando as cidades de qualquer tipo de barulho.
Foi a velha história de carros voadores um pouco modificada.

Caso vocês queiram dar uma sacada em todas as previsões feitas no artigo, confiram o link aqui com o texto todo em inglês.

E aí? Vamos fazer então nossas previsões de como estará o mundo daqui a 100 anos?
Será que dá para acertar tanto quanto acertaram em 1900?


­

Comentários