Cadê o respeito?

O post é longo, mas vale a pena ler.
Por enquanto eu ainda não havia postado nada que tivesse um direcionamento para a minha área (sou estudante de Comunicação Social - Relações Públicas), que fizesse alguma análise crítica.
Eu estava evitando agora no início, pois queria manter o blog numa linha de entretenimento, que o blog servisse como uma distração, um divertimento para quem o lesse.

Ontem estava vindo para João Pessoa de carona e o rádio do carro estava ligado na Miramar FM, mais especificamente no programa Paraíba Verdade apresentado por Samuka Duarte e Emerson Machado. Não tenho o costume de escutar rádio, é uma coisa muito rara, tanto que ontem estava escutando por "livre e espontânea pressão", estava pegando carona e não tinha moral nenhuma pra pedir a mudança da rádio.
Pelo que pude ouvir e ver na descrição no site do programa, são tratados assuntos polêmicos de problemas na cidade, principalmente de violência. Recentemente aconteceu uma chacina em João Pessoa onde um casal matou 5 membros de uma mesma família, sendo um deles, uma mulher grávida de gêmeos. O caso chocou o estado e ultimamente não se fala em outra coisa na mídia paraibana.(Leia mais sobre o caso)

Estava sem prestar atenção no programa quando uma ligação de um ouvinte me despertou. O ouvinte dizia ter visto um video onde o assassino do caso da chacina apanhava dentro da delegacia e um dos locutores do programa(não sei identificar qual) se 'levantou' contra o ouvinte e o tratou como um mentiroso com o objetivo de prejudicar a polícia. O locutor disse, não exatamente com essas palavras pois não me lembro muito bem: "Se você tá querendo prejudicar o delegado, diga logo! O delegado num ia deixar ninguém filmar isso dentro da delegacia não!". Perguntaram ao ouvinte onde ele havia visto o video e o mesmo respondeu que o video estava no celular de uma vizinha. Os locutores mais uma vez, em tom de deboche, disseram que era uma mentira, que tal video não poderia existir e que se tal video existisse, levassem lá para eles o verem.

Fiquei impressionado com a falta de respeito com o ouvinte do programa, o video existisse ou não, o ouvinte de um programa de rádio é quem levanta um programa, é para os ouvintes que os anunciantes pagam a rádio e consequentemente os salários dos locutores.
Não é preciso ser um estudante do assunto para saber que ouvinte ou telespectador é quem "paga" a mídia e deve ser respeitado seja ou não recíproco o respeito. Eu não sabia da veracidade da informação dada pelo ouvinte, mas mesmo assim fiquei impressionado com o jeito que ele foi tratado pelos locutores do programa Paraíba Verdade.

Mas o pior ainda estava por vir, minha raiva cresceu quando um colega no msn me manda o link de um video no youtube e disse "É o video do assassino do Rangel apanhando dentro da delegacia". Ao ver o começo do video, fiquei impressionado com tamanha brutalidade com que os policiais trataram o assassino. Não defendo direitos humanos de bandido, não acho que bandido tenha que ser tratado com delicadezas. Mesmo assim, fiquei impressionado e um tanto revoltado por tal video ser divulgado na internet, fazendo crescer ainda mais a revolta e o ódio do povo em relação ao assassino. Mas minha raiva maior surgiu quando me lembrei do "mentiroso" que ligou para o Paraíba Verdade e o jeito que ele foi tratado.

Não ouvi o programa de hoje e não pretendo ouvir nunca mais, só espero que tenham no mínimo se desculpado da maneira desrespeitosa em que trataram o ouvinte e que esses "comunicadores" parem um pouco e pensem no jeito em que estão tratando seus ouvintes, porque falar que político esquece que é o povo quem paga seu salário com os impostos é fácil, difícil deve ser lembrar que é o ouvinte quem paga o salário do locutor de programa de rádio né?

Comentários

  1. 1 - Imprensa imbecil e tendenciosa! infelizmente temos que generalizar, principalmente a o sistema Correio/PMDB.

    2 - Policia tem que bater mesmo, mas filmar e publicar é humilhação e humilhação é ato ilícito, como preceitua nossa Carta Magna!

    3 - Por fim, É por essas e outras que nosso querido Brasil jamais vai deixar de ser um país de merda, onde servimos de fantoche para oligarquias endinheiradas!

    ResponderExcluir
  2. Falta de respeito com o ouvinte e de certa forma com o assassino.

    ResponderExcluir
  3. Eu não vou mentir, que eu acho é pouco !
    Bandido tem mais é que apanhar, mas não precisa ficar divulgando por ai né ?!

    ResponderExcluir
  4. Falta de respeito mesmo com o ouvinte.Logo a tarde foi mostrado pra toda a Paraíba o vídeo no Correio Verdade,os policiais espancando o assassino.
    Onde será q ficou a cara dos locutores depois de verem q o ouvinte estava realmente falando a verdade?
    È realmente um absurdo tudo isso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário